Marcadores

Ano Novo Aquário Áries astral da casa Astrologia astrologia vocacional Câncer Capricórnio Casa de Aquário Casa de Áries Casa de Câncer Casa de Capricórnio Casa de Escorpião Casa de Gêmeos Casa de Leão Casa de Libra Casa de Peixes Casa de Sagitário Casa de Touro Casa de Virgem Casa do Signo Depoimentos Divulgação eclipse Escorpião Fases da Lua Gêmeos Horóscopo Inferno Astral Júpiter Leão Le��o Libra Lua Balsâmica Lua Cheia Lua Cheia em Aquário Lua Cheia em Leão Lua Cheia em Touro Lua Cheia em Virgem Lua Crescente Lua Crescente em Aquário Lua Crescente em Câncer Lua Crescente em Capricórnio Lua Crescente em Leão Lua Crescente em Touro Lua em Aquário Lua em Áries Lua em Câncer Lua em Capricórnio Lua em Escorpião Lua em Gêmeos Lua em Leão Lua em Libra Lua em Peixes Lua em Sagitário Lua em Touro Lua em Virgem Lua Fora de Curso Lua Minguante Lua Nova Lua Nova em Aquário Lua Nova em Capricórnio Lua Nova em Peixes Mães e filhos Mapa Astral Mapa Infantil Mapa Natal Maria Lua News Marte Marte em Áries Marte em Peixes Meditações Meditações Aquário Mercúrio Mercúrio em Aquário Mercúrio em Capricórnio Mercúrio em Peixes Mercúrio Retrógrado Moda Mulher Músicas Namorados Natal Netuno Peixes Pensamentos Planeta Retrógrado Plutão Poesia Poesias Previsões promoção Sagitario Sagitário Saturno Semana Santa serviços Signo de Aquário Signo de Peixes Signos Sol em Aquário Sol em Gêmeos Sol em Virgem Touro Trânsitos Urano Vênus Vênus em Aquário Vênus em Áries Vênus em Peixes Virgem

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Meditar é...

-->
"É importante compreender que meditar não é parar de pensar. Meditar não é esvaziar a mente. O cérebro não para de funcionar. A mente pensa e duvida.
É impossível controlar a mente. Ela é mais forte que o vento como diz a Bhagavad Gita, o livro sagrado do yoga. Se você tentar parar de pensar, a mente vai se tornar mais inquieta. O primeiro passo para meditar é parar seu corpo na postura. Ficar quieto já acalma a mente.
Com a prática regular da meditação, os pensamentos vão diminuindo, e a mente vai se esvaziando por ela mesma.
Ao meditar o que acontece é um melhor direcionamento dos pensamentos. Eles vêm e o praticante busca outro foco ou âncora. Que pode ser: ficar focado em um mantra, na respiração, em uma oração ou no movimento.

Ao fazer isso, ele direciona a mente para o momento presente. Ele aprende a estar focado e presente no que está fazendo.
Isto tranquiliza e a pessoa leva esse aprendizado para sua vida diária, praticando o poder do agora, vivendo o presente, o único momento que existe.


Tipos de meditação
Existem vários tipos de meditação e você pode escolher a que mais se adapta a você: 




1. Ficar concentrado no movimento:
Você pode conseguir equilíbrio mental praticando as posturas da hatha yoga, praticando tai chi chuan, praticando a meditação andando, ou pode meditar dançando.

Quando você pratica os asanas (posturas) da hatha yoga, com consciência corporal, com consciência do movimento e a consciência da respiração, você entra em estado meditativo, deslizando para níveis muito calmos, aquietando corpo e mente. Você ensina ao corpo a disciplina do silêncio. E através disso, a mente também se acalma, acabando com a ansiedade.

2. Ficar focado na respiração
Você pode se sentar confortavelmente, com a coluna ereta e observar a respiração.
Você pode fechar seus olhos ou praticar a meditação tipo zen, de olhos abertos, olhando para um ponto na parede.
Apenas perceba o ar entrando e saindo. Acompanhe o fluxo natural da respiração.
Embora os pensamentos fiquem surgindo, deixe-os ir embora. Não julgue os seus pensamentos. Não corra atrás deles. Compreenda que são como hóspedes que vêm e vão.


3. Apoiar-se em um mantra, que são palavras em sânscrito, sons vibratórios
Você pode se sentar em uma cadeira, com os pés no chão, com a coluna alinhada. Ou, pode se sentar no chão, sobre uma almofada, com as pernas cruzadas.
Feche os olhos e repita mentalmente um mantra.

Existem vários mantras como o mantra Om, Om Namah Shivaya, So ‘Ham.
Você pode repetir o mantra como se falasse mentalmente sem observar a respiração. Ou pode observar a respiração e repetir o mantra quando inspira e expira.
Você pode também meditar em uma frase de uma oração, como:” Senhor fazei de mim instrumento de você paz.”. Ou outra frase curta de uma oração que você goste.

4. Meditação deitado
Você pode meditar deitado, observando a respiração, repetindo mentalmente o mantra SO’HAM.
Sem fazer nada para respirar, apenas perceba o fluxo natural da respiração.
Ao expirar repita mentalmente SO, ao inspirar repita mentalmente HAM.
Essa meditação ajuda a dormir melhor, dissolve a inquietação, conduzindo a mente para níveis muito calmos.

Entenda algo muito importante: Quando você senta para meditar com um mantra, vários pensamentos surgem em sua mente, pensamentos bons ou não, pensamentos de passado ou do futuro. Quem medita perde o mantra várias e várias vezes, e retorna ao mantra quando percebe que se dispersou.
Pacientemente, você volta para o mantra, para o nome de Deus. Ao meditar, você pratica a perseverança e a paciência.
Com a prática regular, a turbulência da mente vai cessando e você começa a experimentar estados de tranquilidade, pois as ondas cerebrais e mentais vão se acalmando.
Sei que você gostaria de uma fórmula mágica, uma técnica, algo especial para simplesmente ser feliz, realizar seus sonhos, afastar suas dificuldades e o estresse.
Isso existe sim, mas não como uma varinha de condão. Existe na perseverança das práticas do yoga, na meditação regular, na vigilância de sua mente, na escolha de pensamentos positivos, nos atos de bondade, no serviço altruístico, feito com amor.
E como disse Baba Muktananda, um grande Mestre indiano: “Em meditação, a energia vital, o prana, se torna constante e seu corpo é livre de doenças e é purificado. Através da meditação, você fortalece o corpo e dorme um alegre sono. A paz é o fruto da meditação.”
Se você tem dores crônicas, medite para que as sensações dolorosas se tornem mais brandas e sua mente adquira mais resiliência, mais aceitação e superação.
Se você se sente deprimido, triste, preocupado, medite e perceba como vai se sentir mais entusiasmado, mais confiante, mais saudável. Namastê! Deus em mim saúda Deus em você”. Fique em paz!
A meditação pode funcionar como uma ferramenta de relaxamento e nos auxiliar a quebrar o círculo vicioso do estresse que vivemos.
Qualquer pessoa e de qualquer idade pode praticar a meditação, basta começar!

Exercício de meditação para iniciantes

1. Coloque-se em uma posição confortável.
• Se estiver sentado, descruze pernas e deixe os dois pés bem apoiados no chão, mantenha a coluna ereta (sinta sua coluna apoiar-se em seus quadris) e acomode suas mãos sobre as pernas com as palmas virada pra cima.
• Se estiver deitado, descruze pernas e braços. Deixe os braços retos próximos ao corpo, e as palmas das mãos viradas para cima.
2. Feche os olhos e respire três vezes profundamente. Inspire contando até quatro e expire contando até sete. Concentre-se apenas em sua respiração.
3. Foque toda a atenção em seus pés. Sinta o que seus pés estão sentindo. Depois, lentamente, mude seu foco de posição e vá subindo por todas as partes do seu corpo, até o topo da sua cabeça.
4. Abra os olhos e repita a respiração feita no início da meditação.
5. Essa meditação deve durar de 10 a 15 minutos e pode ser feita sempre que sentir-se estressado e quiser relaxar.
O ideal é manter uma rotina para que sua mente seja educada. Se tiver disponibilidade de tempo, faça a meditação sempre no início da manhã e no final da tarde, por exemplo.

Exercício de meditação mais avançado
Ao sentir que já domina a técnica de meditação inicial, tente um exercício de meditação mais avançado.
Para isso você vai precisar de um relógio que tenha ponteiros de segundos (aqueles despertadores simples são os melhores).
1. Sente-se confortavelmente, como descrito na meditação para iniciantes e posicione o relógio de maneira que ele fique ao nível de seus olhos.
2. Repita o passo 2 da meditação para iniciantes.
3. Abra os olhos e tente focar toda sua atenção no ponteiro de segundos do relógio. Ouça o barulho do tique-taque, observe as formas do ponteiro, acompanhe-o com os olhos e tente pensar apenas nele.
4. Observe durante quantos segundos você consegue manter o foco sem que sua mente desvie a atenção e vagueie.
5. Se mantiver uma rotina de meditação, irá notar que o tempo de atenção irá aumentando. Tente chegar a dois minutos.

Exercícios de meditação: é necessário praticar
Percebeu que não é preciso gastar dinheiro, nem ter equipamentos especiais para meditar? Tudo que você precisa fazer é praticar. Quanto mais praticar, mais benefício vai obter e, eles são rapidamente percebidos: melhora a concentração, traz mais clareza aos pensamentos, promove o autoconhecimento e o relaxamento.
Tão importante quanto investir em uma boa saúde física, é procurar meios de se obter uma boa saúde mental. Isso porque a maneira como a mente se relaciona com o corpo - e vice-versa - é fator decisivo para a saúde como um todo.

Fonte:
http://www.bbel.uol.com.br
http://www2.uol.com.br/vyaestelar

Nenhum comentário: