Marcadores

Ano Novo Aquário Áries astral da casa Astrologia astrologia vocacional Câncer Capricórnio Casa de Aquário Casa de Áries Casa de Câncer Casa de Capricórnio Casa de Escorpião Casa de Gêmeos Casa de Leão Casa de Libra Casa de Peixes Casa de Sagitário Casa de Touro Casa de Virgem Casa do Signo Depoimentos Divulgação eclipse Escorpião Fases da Lua Gêmeos Horóscopo Inferno Astral Júpiter Leão Le��o Libra Lua Balsâmica Lua Cheia Lua Cheia em Aquário Lua Cheia em Leão Lua Cheia em Touro Lua Cheia em Virgem Lua Crescente Lua Crescente em Aquário Lua Crescente em Câncer Lua Crescente em Capricórnio Lua Crescente em Leão Lua Crescente em Touro Lua em Aquário Lua em Áries Lua em Câncer Lua em Capricórnio Lua em Escorpião Lua em Gêmeos Lua em Leão Lua em Libra Lua em Peixes Lua em Sagitário Lua em Touro Lua em Virgem Lua Fora de Curso Lua Minguante Lua Nova Lua Nova em Aquário Lua Nova em Capricórnio Lua Nova em Peixes Mães e filhos Mapa Astral Mapa Infantil Mapa Natal Maria Lua News Marte Marte em Áries Marte em Peixes Meditações Meditações Aquário Mercúrio Mercúrio em Aquário Mercúrio em Capricórnio Mercúrio em Peixes Mercúrio Retrógrado Moda Mulher Músicas Namorados Natal Netuno Peixes Pensamentos Planeta Retrógrado Plutão Poesia Poesias Previsões promoção Sagitario Sagitário Saturno Semana Santa serviços Signo de Aquário Signo de Peixes Signos Sol em Aquário Sol em Gêmeos Sol em Virgem Touro Trânsitos Urano Vênus Vênus em Aquário Vênus em Áries Vênus em Peixes Virgem

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Astrologia x Astronomia

"astrologia e astronomia foram basicamente a mesma coisa por muitos e muitos séculos, e quem trabalhasse com uma coisa, trabalharia com a outra. A separação total entre uma coisa e outra fez com que a astrologia preservasse um caráter divinatório, ou mesmo de atribuição de significados aos movimentos celestes, enquanto a astronomia se ocupa apenas da física dos planetas. Alguns dizem que a astrologia era uma espécie de pré-psicologia, mas eu acho que ela era uma espécie de pré-genética: os astrólogos buscavam realizar diagnósticos que eram muito mais físicos do que psicológicos, a partir das posições celestes. Vale lembrar que a astrologia foi um conhecimento que fez parte do saber médico – é só olhar as obras de Firmicus Maternus e de Ptolomeu para verificarmos isso.
Hoje em dia, uma coisa não tem nada a ver com a outra, a não ser em termos de objeto de estudo. A astrologia não é uma ciência no sentido contemporâneo dado a este termo, mas é um saber tradicional da história da humanidade, e eu diria que é um patrimônio imaterial da humanidade. Não compartilho da perspectiva de alguns céticos, que tentam reduzi-la a um “engodo” ou “superstição primitiva”, embora concorde que seja possível fazer muita bobagem com este assunto. Neste sentido, fecho com Feyerabend: ainda que a astrologia não seja uma ciência, nem tudo tem de sê-lo. Há espaço no mundo para conhecimentos científicos e para o pensamento mágico, simbólico. Não defendo a astrologia como ciência ou como pseudociência, e sim como um corpo de conhecimento muito bem estruturado, um jogo, uma linguagem capaz de nos fazer pensar sobre nós mesmos, uma linguagem que conta histórias."

por Alexey Dodsworth Magnavita em entrevista para Ponto Eletrônico

Nenhum comentário: